O CURSILHO - Cursilho

O Movimento de Cursilhos de Cristandade é um Movimento da Igreja formado por homens, mulheres e jovens que, usando um método próprio (Querigmático e Vivencial), possibilita a vivência e a convivência daquilo que é o fundamental cristão, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos, com objetivo de “fermentar” de Evangelhos os ambientes.
A nossa espiritualidade é centrada em Jesus Cristo. O cursilhista é o cristão que busca, movido pela ação do Espírito Santo, viver sua espiritualidade através da peregrinação, em comunhão plena com a Igreja; seguindo Jesus Cristo, deixando-se envolver pela sua Graça; vivendo em um processo de conversão, que progressivamente mude seu agir e o leve à santidade; testemunhando a boa nova em seus ambientes.

Temos como objetivo:
• A vivência do fundamental cristão.
• A convivência em núcleos, grupos e pequenas comunidades;
• A evangelização dos ambientes em que estamos (os cursilhistas) inseridos.

Nosso método de trabalho está dividido em três etapas:
• Pré-cursilho: Seleção dos ambientes à serem evangelizados e dos candidatos que receberão a evangelização;
• Cursilho: É o tempo forte do anúncio que leva a conversão autêntica e progressiva dos cursilhistas. Pequeno curso, três dias, para conhecer e ou rever quilo que é fundamental na vida do cristão.
• Pós-Cursilho: Tem a função de ajudar os leigos e os recém-chegados do Cursilho, inserirem-se na comunidade Igreja. Exercendo seu protagonismo na Evangelização dos seus ambientes.

O MCC orienta que para evangelizarmos os ambientes com melhores resultados, nos organizemos em Pequenas Comunidades de Fé. O auxílio no processo de conversão e evangelização é realizado através da freqüência semanal às Escolas Vivenciais, às reuniões de grupo, Ultréyas e Assembleias que são agendadas pela coordenação do Movimento.

Escolas Vivenciais em funcionamento na Diocese de Franca: Setores Franca e São Joaquim da Barra
• Segundas- feiras (semanal) às 20:00h na Paróquia São Sebastião;
• Terças- feiras (semanal) às 20:00h na Paróquia Santa Mônica;
• Terças- feiras (quinzenal) para Mulheres, às 19:30h no Salão Par. da matriz em São Joaquim da Barra;
• Terças- feiras (semanal) às 20:00h no Salão da Matriz Nª Sra da Abadia em Cristais Paulista;
• Quartas- feiras às 20:00h (semanal) na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Franca;
• Sábados (semanal) às 14:15h na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Capelinha, em Franca;
• Quintas- feiras (quinzenal) para Homens, às 19:30h no Salão Paroquial da matriz em São Joaquim da Barra.
• Sábados (quinzenal) para jovens, às 15:30h no Salão Par. da matriz em São Joaquim da Barra.
Venha fazer parte você também dessa grande família em Cristo.

A participação nas escolas vivenciais é “aberta” também às pessoas que ainda não fizeram o curso (Cursilho), mas que desejam aprofundar-se na vivência daquilo que é fundamental na vida do cristão.